O Salgueiro optou por não participar do Campeonato Pernambucano de 2024 devido a desafios financeiros. Enfrentando dificuldades, o Carcará não formou um elenco para a competição, cuja estreia estava marcada para o dia 14 de janeiro contra o Náutico nos Aflitos.
Apesar de sua retirada do torneio, o Salgueiro não sofrerá penalidades como multa ou rebaixamento, pois formalizou uma carta de desistência em conformidade com as exigências regulamentares no dia 14 de dezembro.
Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, o substituto do Salgueiro será o Flamengo de Arcoverde, terceiro colocado na Série A2 do ano anterior. A primeira opção era o Vitória, vice-campeão do torneio de acesso à elite, mas o Tricolor das Tabocas não manifestou interesse na vaga.
Como fica?
Com a saída do Salgueiro, o Flamengo de Arcoverde entrou automaticamente como adversário do Náutico em 14 de janeiro, nos Aflitos, na partida de estreia do Campeonato Pernambucano.
Vale ressaltar que o Salgueiro, vencedor do Pernambucano de 2020, eliminou o Náutico nas quartas de final do Estadual anterior. Além de estar fora do Campeonato Pernambucano, o Carcará também não participará da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil.
De fato, desde 1944, quando o América-PE conquistou seu sexto e último título estadual, nenhuma equipe fora do trio de gigantes do Recife havia erguido a taça.
Naquele ano, Santa Cruz desperdiçou a oportunidade de se sagrar campeão invicto pela segunda vez em sua história. Embora tenha encerrado a campanha sem sofrer nenhuma derrota, o Tricolor ficou com o vice-campeonato.