A temporada de 2023 chegou a um desfecho trágico para o Sport. Apesar da expressiva vitória sobre o Sampaio Corrêa, o clube não se beneficiou de tropeços dos concorrentes, encerrando de maneira melancólica.
O episódio ficou ainda mais sombrio ao estabelecer uma nova marca negativa na história do Leão da Ilha: tornou-se o time que permaneceu por mais tempo no G4 da Série B sem conquistar o acesso à elite.
Ao longo da Série B, o Leão da Ilha ocupou o G4 por 26 rodadas, estabelecendo um feito inédito na era dos pontos corridos. O levantamento do Espião Estatístico destacou que nenhum time havia passado tanto tempo no G-4 sem obter a promoção.
Foi isso mesmo?
Cabe ressaltar que essa análise considera a posição rodada a rodada, não seguindo uma ordem cronológica. Com três rodadas restantes, o Sport saiu do grupo de classificação e não conseguiu mais recuperar sua posição.
O antigo recorde de “pipocada” histórica pertencia às equipes do Criciúma e Marília, que permaneceram no G-4 por 25 rodadas em 2007, sem conquistar o acesso. Naquela temporada, os paulistas foram punidos por uma escalação irregular, e os catarinenses terminaram apenas na sétima posição ao final da Segundona.
A decepção para os rubro-negros é agravada pelo fato de que tudo indicava um desempenho positivo, e o Sport se aproximava consideravelmente do retorno à elite do futebol brasileiro. Neste ano, o clube era considerado um dos principais concorrentes ao título da Série B, que acabou sendo conquistado pelo Vitória.
- 38 jogos
- 17 vitórias
- 12 empates
- 9 derrotas
- 59 gols marcados (melhor ataque da Série B)
- 40 gols sofridos (10º pior defesa da Série B)
- Sétimo colocado na Série B