A penúltima rodada do Campeonato Pernambucano foi altamente favorável ao Sport. Além de conquistar uma vitória por 1 a 0 sobre o Porto no sábado, o Leão viu o Náutico ser derrotado pelo Retrô, também por 1 a 0, na Arena de Pernambuco.
Essa combinação de resultados permitiu ao Sport garantir, com uma rodada de antecedência, a liderança na primeira fase, uma vez que, com 21 pontos, não pode mais ser alcançado por nenhum adversário.
Dessa forma, o Sport, que já havia garantido vaga direta na semifinal do Estadual, também assegurou sua participação na Copa do Brasil de 2025. Mesmo em caso de eliminação na semifinal, o Rubro-negro terminará o Campeonato Pernambucano na terceira posição, devido à melhor campanha na primeira fase.
O que aconteceu?
As outras duas vagas na Copa do Brasil são reservadas ao campeão e vice do Estadual. Pelo Pernambucano, o Sport encerra sua participação na primeira fase enfrentando o Náutico no clássico do próximo sábado, nos Aflitos, em uma partida que, pelo menos para os leoninos, servirá apenas para cumprir tabela.
Assim sendo, o Sport já garantiu seu primeiro grande objetivo da temporada. Definiu vaga na competição nacional do ano seguinte e de quebra pode contar com seu orçamento já futuramente. A torcida não deixa de sonhar com o bicampeonato, portanto.
Antes desse confronto, o time comandado pelo técnico Mariano Soso enfrentará o Fortaleza na quarta-feira seguinte, na Arena de Pernambuco, pela quarta rodada da Copa do Nordeste.
Ao mesmo tempo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o local do confronto entre Trem-AP e Sport, válido pela primeira fase da Copa do Brasil de 2024. A partida está agendada para o próximo dia 28, às 21:30, e acontecerá no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, popularmente conhecido como Zerão, em Macapá.