O Estádio Adelmar da Costa Carvalho, conhecido popularmente como Ilha do Retiro, é uma arena dedicada à prática de futebol e a sede oficial do Sport Club do Recife. Situado no bairro da Ilha do Retiro, na cidade do Recife, capital de Pernambuco, o local recebeu esse nome devido à sua história como uma antiga casa de retiro para idosos, onde pessoas abastadas da época costumavam residir.
Na verdade, a Ilha do Retiro era uma ilha com afluentes do Rio Capibaribe, que posteriormente foi aterrada para fins urbanos e do estádio. Inaugurado em 4 de julho de 1937, o estádio testemunhou um amistoso emocionante entre Sport e Santa Cruz, com vitória do clube rubro-negro por 6 a 5, e o primeiro gol sendo marcado pelo jogador leonino Artur Danzi.
Atualmente, a Ilha do Retiro possui uma capacidade máxima para acomodar 30.000 espectadores e é famosa pela intensa pressão exercida pela apaixonada torcida rubro-negra de Pernambuco, que lota suas arquibancadas conhecidas por sua boa acústica.
Reconhecimento e história
O recorde de público registrado no estádio foi durante a final do Campeonato Pernambucano de 1998, entre Sport e Porto, com uma vitória de 2 a 0 para o Sport e um total de 56.875 torcedores presentes.
A Ilha do Retiro também é reconhecida por ter sido o primeiro estádio do Norte-Nordeste a sediar uma partida de Copa do Mundo. Em 1950, as seleções do Chile e dos Estados Unidos se enfrentaram no local, com os chilenos vencendo por 5 a 2.
Antes da Ilha do Retiro, o Sport possuía outro estádio, o primeiro com esse status no Recife, onde realizou 235 partidas. Entre 1918 e 1937, o Campo da Avenida Malaquias, localizado na esquina com a Avenida Rosa e Silva, foi a principal praça esportiva da cidade, com capacidade para até oito mil espectadores, graças à sua estrutura de 75 metros de comprimento por 40 metros de largura, trazida de navio para a capital pernambucana.
A arquibancada de madeira e ferro foi adquirida para esse fim. . Na Malaquias, a Seleção Brasileira jogou cinco vezes, sofrendo uma derrota para o Santa Cruz. O Leão conquistou seu primeiro tricampeonato em 1925, na Malaquias.