Em um desdobramento que gerou tanto alívio quanto reflexão, o Sport Club do Recife anunciou a proibição de um torcedor, cujo nome foi mantido em sigilo, que arremessou objetos no gramado após a derrota do time para o Avaí, no último sábado (18). Identificado pela Polícia Militar, o torcedor agora está impedido de assistir aos jogos do clube.
Em uma nota enviada à imprensa, o clube pernambucano detalhou que a decisão foi tomada após a identificação do torcedor pela PM. “O Sport agradece ao atleta pelos serviços e dedicação desde a base, bem como deseja sucesso na sequência da carreira”, diz trecho da nota rubro-negra.
O presidente do clube, Yuri Romão, publicou uma portaria que será apreciada pelo Conselho Deliberativo, onde será decidido se o torcedor, que também é sócio, será suspenso ou expulso do quadro de ativos do clube.
Entre os objetos arremessados estavam sandálias, copos e até um braço de cadeira. A indignação da torcida foi direcionada ao árbitro Alex Gomes Stefano, do Rio de Janeiro, devido às expulsões de Alan Ruiz e Zé Roberto.
Por causa do torcedor
A súmula do árbitro também registrou uma grave ofensa proferida por um diretor do Sport, não identificado, próximo à porta dos vestiários. “Seu vagabundo, não apita nunca mais aqui, vá tomar no seu c* seu filho da p***,” escreveu o árbitro.
Caso esses incidentes sejam levados ao julgamento do STJD, o clube pode enfrentar penalidades financeiras que variam de R$ 100 a R$ 100 mil, conforme o artigo 213 do CBJD, que trata da responsabilidade dos clubes em prevenir desordens em seus estádios.
No entanto, uma eventual punição pode ser atenuada se o Sport comprovar que tomou medidas para identificar e deter os responsáveis pelas desordens.
Com a segunda derrota na Série B, o Sport caiu para a terceira posição na tabela de classificação. O próximo desafio será contra o Goiás, no Hailé Pinheiro, onde o time buscará recuperar seu bom desempenho e manter a confiança da torcida.
Nota Oficial do Sport
“Na partida Sport x Avaí, realizada no último sábado (18), na Arena de Pernambuco, um sócio do Rubro-negro arremessou, ao final do jogo, objetos em direção ao gramado.
Ele foi identificado e levado pelo Batalhão de Choque para a Delegacia do Torcedor, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência e Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com o devido acompanhamento da Vice Presidência Jurídica do Sport.
Por ser sócio do Sport, o clube tomou medidas administrativas, através de uma portaria publicada pelo presidente Yuri Romão, impedindo seu acesso ao estádio. Além disso, ele não poderá exercer seus direitos sociais e será afastado dos jogos.
A portaria foi remetida ao Conselho Deliberativo que irá julgar o sócio, que poderá ser suspenso ou até expulso do quadro de sócios.
O Sport Club do Recife orienta sócios e todos os torcedores a não arremessarem objetos dentro do campo. E caso aconteça, que os demais sócios identifiquem o autor do arremesso e informem, de imediato, à Polícia Militar, Batalhão de Choque, Segurança Privada ou Vice-Presidência Jurídica.”