O polêmico debate sobre o Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou mais um capítulo. O renomado jornalista esportivo PVC, em recente participação no Alt Tabet, do Canal UOL, declarou que considera o Flamengo o “campeão legítimo” de 1987, embora acredite que o título deveria ser dividido com o Sport, reconhecido oficialmente como campeão pelo STF.
Declarações de PVC
PVC afirmou que a Taça Rio de 1951, conquistada pelo Palmeiras, não é um título Mundial, destacando que, apesar de ser um torneio importante, não possui o reconhecimento global necessário para ser considerado um Mundial de Clubes.
Ele foi enfático ao dizer: “Se eu chegar em Turim e perguntar quem ganhou a Copa Rio, o cara não sabe. Então não é mundial”.
Polêmica de 1987
No tocante ao título de 1987, PVC reforçou a legitimidade do Flamengo, mas reconheceu a decisão judicial que favorece o Sport.
“O campeão legítimo de 1987 é o Flamengo, mas acho que tem que dividir. Já tivemos vários casos de campeonatos divididos no Brasil”, disse PVC, referindo-se à decisão do STF que confirmou o Sport como campeão daquele ano.
A discussão sobre o título de 1987 é antiga e sempre gera controvérsia. Recentemente, o STF manteve a decisão de que o Sport é o único campeão de 1987, após o Flamengo buscar na Justiça a divisão do título.
Para os torcedores rubro-negros pernambucanos, essa decisão é um motivo de orgulho, enquanto os flamenguistas continuam a contestá-la.