Na noite da última quarta-feira (17), membros do Conselho Deliberativo do Sport se reuniram para organizar pontos essenciais do clube, fora das quatro linhas. Em uma lista de 70 membros, 65 votaram a favor do novo estatuto do clube.
Alguns assuntos não foram debatidos na reunião e aguardam o posicionamento de sócios. Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) deve ser convocada e torcedores decidirão a confirmação de outros pontos debatidos.
Novo estatuto do Sport abre margem para abertura de SAF
Conselheiros do Sport se reuniram na última quarta-feira (17) e deram mais um passo para firmar a criação do novo estatuto do clube. De 70 responsáveis, 65 votaram a favor da aprovação das novas regras.
No entanto, alguns assuntos ainda não foram definidos e uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) deve ser convocada e os sócios decidirão os pontos que ainda estão sendo debatidos nos arredores da Ilha do Retiro.
O novo estatuto do Sport visa retirar a presença do presidente e incluir uma mudança que envolva um padrão mais executivo, tendo como liderança um CEO. Esse novo profissional seria escolhido pelo presidente do Conselho de Administração.
Nesse cenário, o antigo cargo de presidente do clube seria ocupado pela vaga de presidente do Conselho de Administração. O mandato desse profissional responsável terá prazo de três anos, sem espaço para reeleição.
Além do mais, o novo estatuto abre margem para que o clube consiga confirmar a chegada de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), metodologia utilizada por muitos clubes nos últimos anos. Rivais nordestinos como Bahia e Fortaleza adotaram esse novo processo.