Próxima partida do Náutico pode decretar rebaixamento

Grande rival do Sport, o Náutico vive uma situação dramática na Série C do Campeonato Brasileiro. Até o momento, em 17 partidas disputadas, a equipe pernambucana conquistou apenas 22 pontos, o que a coloca na décima colocação na tabela, fora do grupo dos oito clubes que avançam de fase. Se quiser sonhar com a classificação, a equipe precisa vencer os dois compromissos restantes.

E a próxima rodada pode ser fundamental para definir a situação do adversário do Timbu. Acontece que a equipe recebe o Ferroviário (CE) em jogo válido pela penúltima rodada da primeira fase da competição. E a equipe cearense está em situação complicadíssima na competição, precisando dos três pontos.

O Ferrão está em penúltimo, com 14 pontos, e pode chegar apenas até 20. Porém, se não vencer o Náutico no duelo que acontece neste sábado (17), o time cearense terá seu rebaixamento confirmado. Isso porque, mesmo com o empate, a equipe chegaria apenas até 18 pontos, mesma pontuação do Caxias (16°), mas o time gaúcho teria uma vitória a mais e ganharia nos critérios de desempate.

Náutico tem chances de brigar por uma vaga na Série B?

A situação do Náutico na tabela vai muito de encontro a aquele velho ditado: “Enquanto houver vida, haverá esperança”. Isso porque a equipe pode chegar até 28 pontos se vencer os seus dois últimos jogos. Mas tal pontuação só permitira que a equipe pudesse brigar pelas duas últimas vagas, já que mesmo o Ypiranga-RS perdendo seus dois jogos e ficando com a mesma pontuação, venceria nos critérios de desempate (seriam 8 vitórias contra 7).

Com isso, resta sonhar com a 7ª ou a 8ª colocações, que hoje são de Londrina (26) e Figueirense (23). O time paranaense é o último adversário do Náutico na competição, mas se vencer o Remo (9°), já não pode ser ultrapassado pelo Timbu. Enquanto isso, o Figueirense joga em casa contra o rebaixado São José, e vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Volta Redonda, já classificado.

Desta forma, o melhor cenário para o Náutico é vencer Ferroviário e Londrina e torcer para que Figueirense e Remo vençam apenas um de seus jogos. Além disso, a Tombense, logo atrás empatado em pontos, pode até vencer os dois últimos jogos, mas sem tirar a diferença no saldo de gols (7 a 2).