A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tentou recurso para reconhecer o Flamengo e o Sport campeões do Campeonato Brasileiro de 1987. Na última terça-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido e o clube pernambucano é considerado o único vencedor da competição.
O recurso pedido pele entidade do futebol brasileiro fazia alusão a uma resolução publicada em 2011, pela própria CBF, com o intuito da divisão do título nacional do ano de 1987, para as duas equipes.
STF reconhece Sport como único campeão de 1987
A CBF teria realizado um pedido de recurso, na intenção de reconhecer Flamengo e Sport como campeões brasileiros do ano de 1987. Na última terça-feira (20), o STF, representado pelo relator do caso, Flávio Dino, negou a ação e confirmou a exclusividade do título para o clube pernambucano.
“Da análise dos autos, verifica-se que o Tribunal de origem decidiu a controvérsia com fundamento no conjunto fático-probatório dos autos e nos regulamentos dos campeonatos brasileiros de futebol, cuja análise ou reexame se revelam inviáveis em recurso extraordinário”, disse o ministro Flávio Dino.
Em maio deste ano, houve o julgamento do pedido do próprio Flamengo pelo reconhecimento do título. O ministro Dias Toffoli negou a ação, da mesma forma que fez em outra tentativa feita no ano de 2023. Nesse cenário, o Sport ainda permanece como o único campeão de 1987.
Próxima partida do Sport na disputa da Série B
O Sport se prepara para o confronto contra o Coritiba, na próxima quinta-feira (22), às 21h (horário de Brasília), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife. A partida é válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.