Sorte ou azar? Veja como foram as estreias de Pepa antes de assinar com Sport

O Sport anunciou esta semana um acerto com Pepa para assumir a equipe na vaga do demitido Guto Ferreira. O português, de 43 anos, estava sem clube desde que deixou o Al-Ahli, do Catar, e conta ainda com uma breve passagem pelo Cruzeiro no ano passado. Ele chega com a missão de recuperar o bom futebol do Sport e tentar levar a equipe de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.

O português deve estar a frente da equipe no duelo deste sábado (7), contra o Avaí em Santa Catarina. O torcedor do Leão da Ilha deve estar ansioso pela estreia de seu novo treinador, mas você sabe como foram as estreias de Pepa nas outras equipes que ele comandou? A estatística mostra um certo equilíbrio nos resultados conquistados pelo português em suas estreias em cada uma das nove equipes que já comandou.

Estreias de Pepa

Ao todo, o português já teve nove estreias e os números mostram que ele tem cinco vitórias, um empate e três derrotas. Começamos com a primeira delas que foi logo uma derrota acachapante comandando a Sanjoanense em 2013: 6×0 para o Ribeirão. A estreia seguinte, pela Feirense, foi com vitória por 2×1 contra o Covilhã.

Entretanto, as estreias seguintes não foram tão boas. Em 2016, no comando do Moreirense, empatou em 1×1 com o Paços de Ferreira, e em 2017 e 2019 estreou com duas derrotas. A primeira delas foi pelo Tondela (2×0 para o Braga) e a seguinte foi pelo Paços de Ferreira (4×2 para o Famalicão).

O português encontrou as vitórias nas estreias seguintes. Em 2021, com o Vitória de Guimarães; em 2022 pelo Al Tai, da Arábia Saudita, e as mais recentes com Cruzeiro e Al-Ahli. No Cabuloso, a estreia veio em um jogo amistoso, onde o português estreou com uma vitória de virada sobre o RB Bragantino pelo placar de 3×2.

Já a mais recente delas, pelo Al-Ahli, foi em partida válida pela Qatari Stars Cup em outubro do ano passado, pouco mais de um mês após sua saída do Cruzeiro. Pepa comandou a equipe para uma importante vitória pelo placar de 2×1 contra o Muaither SC.