O Santa Cruz está cada vez mais perto de se juntar à várias outras equipes do futebol brasileiro que agora estão sendo administradas por Sociedades Anônimas do Futebol, as chamadas SAFs. Quem garantiu isso foi o próprio presidente do clube coral, Bruno Rodrigues.
De acordo com o mandatário do Santa, o clube também está próximo de acerto com uma consultoria, que vai auxiliar na montagem do modelo da SAF, além de auxiliar na captação de investidores. Em participação no programa “Léo Medrado e Traíras” na última quinta-feira (5), Bruno afirmou que os sócios-torcedores também vão poder comprar ações para se tornar “donos” da equipe.
“Ainda em setembro vamos assinar uma documentação com uma empresa de consultoria, que vai nos auxiliar no processo de construção da SAF. Nossa SAF terá múltiplos investidores, e a torcida terá total transparência para saber quem são. Além disso, vamos dar oportunidade para que o nosso sócio seja dono do Santa Cruz. Vamos ter um valuation, um valor de ação determinado, e qualquer Tricolor que quiser aportar um valor será dono do Santa Cruz. Uns com mais, e outros com menos ações”, afirmou.
Além do Santa Cruz, Sport estuda virar SAF
Rivais pernambucanos, Sport e Santa Cruz estão caminhando para se tornarem SAF. Em abril deste ano, o Sport aprovou – via Conselho Deliberativo – a proposta para promover a reforma no estatuto do Leão da Ilha. De acordo com Ademar Rigueira, presidente do Conselho, a transformação da equipe em uma SAF ajudará o clube a voltar ao patamar mais alto no futebol brasileiro.
Entretanto, o Santa Cruz parece estar mais perto da transformação, já que a equipe adiantou bastante os passos. A equipe espera acertar propostas até dezembro deste ano, mas a SAF só será implementada caso haja aprovação por parte do Conselho Deliberativo e dos torcedores da equipe do Arruda.