Um dos maiores xodós do Sport nos últimos anos certamente era o lateral-esquerdo Luciano Juba. Revelado nas categorias de base do Leão da Ilha, ele subiu ao profissional em 2020, mas começou a se destacar pela equipe no ano seguinte, após um empréstimo curto para o Confiança, de Sergipe.
No entanto, ele deixou o Rubro-Negro pernambucano em setembro do ano passado, após o fim de seu contrato, e assinou sem custos com o Bahia, fato que deixou muitos torcedores magoados com o jogador. Mas, sob comando de Rogério Ceni, ele vem mostrando muita constância dentro de campo, sendo bastante acionado pelo seu atual técnico.
Um levantamento feito pelo ‘Espião Estatístico’, do ‘GE’, mostra que Juba está no Top-10 dos jogadores com maior minutagem até o momento entre todos os atletas que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Pra ser mais específico, ele ocupa a sétima colocação, com um total de 2.196 minutos jogados em 24 partidas que entrou em campo.
Os jogadores da Série A com mais minutos dentro de campo são os zagueiros Wagner Leonardo, do Vitória (2.332); Marllon, do Cuiabá (2.318) e Gabriel Xavier, do Bahia (2.306).
No Bahia, Juba faz função diferente da exercida no Sport
Rogério Ceni viu em Juba um jogador de bastante confiança desde o Brasileirão do ano passado, mas na equipe baiana, ele exerceu uma função diferente do que vinha fazendo no Sport. Afinal de contas, no Rubro-Negro pernambucano, ele tinha mais liberdade ofensiva, enquanto que Ceni prefere deixar Juba um pouco mais defensivo, dando maior liberdade para que Arias faça as jogadas ofensivas.
Ao todo, no Bahia, são 63 partidas, com quatro gols marcados e sete assistências, mas são números bem diferentes aos obtidos no Sport em sua passagem pelo Leão da Ilha, onde tinha maior liberdade ofensiva: 156 jogos, 30 gols e 26 assistências.