Sem calendário para o restante desta temporada, o Santa Cruz começa a se preparar já pensando em 2025, quando disputará o Campeonato Pernambucano e a Série D do Campeonato Brasileiro. A vaga na quarta divisão nacional foi conquistada após a equipe chegar às semifinais do estadual este ano, perdendo para o Sport, que se sagrou campeão após vencer o Náutico na grande final.
No entanto, a equipe do Arruda figura em um cenário não tão agradável assim. Acontece que o jornalista Cássio Zirpoli elaborou em seu blog uma estimativa de pesquisa de torcida a partir dos dados obtidos pelo Censo do IBGE que, em 2024, indicou que a população brasileira superou o número de 212 milhões de habitantes.
Com Sport e sem Santa Cruz: confira números apresentados por jornalista
Ripoli apresentou uma “releitura” das maiores torcidas ao redor do Brasil considerando clubes que atingiram, pelo menos, 1% da preferência dos torcedores. Tal releitura foi feita em cima de uma pesquisa ‘Datafolha’ feita no ano passado e conta com a presença de quatro clubes nordestinos: Bahia, Fortaleza, Sport e Vitória.
De acordo com os números apresentados pelo jornalista, o Bahia é o time nordestino de maior torcida nesta releitura, com 2%. Já Fortaleza, Sport e Vitória aparecem com 1% cada. Vale ressaltar que tal pesquisa Datafolha, a última que avaliou as torcidas no Brasil, entrevistou pouco mais de 7 mil pessoas e tem uma margem de erro de 2%.
Já a atualização das torcidas no Nordeste e, mais especificamente em Pernambuco, contam com a presença do Santa Cruz, mas atrás do grande rival Sport. A nível regional, o Sport aparece com 4% da torcida do Nordeste, enquanto que a equipe Coral tem 1%. Já em Pernambuco, o Leão da Ilha lidera com folga: 19,3%, ante 8,9% do Santa Cruz.