Santa Cruz é rebaixado pela CBF em decisão surpreendente

Neste domingo (29), o futebol pernambucano ganhou mais um representante entre as equipes que conquistaram um título nacional na história do esporte. O Retrô venceu o time do Anápolis por 3×1 na grande final da Série D do Campeonato Brasileiro e reverteu a vantagem conquistada pelo time goiano no primeiro jogo. Com isso, o Retrô ganhou uma estrela dourada em seu escudo.

Entretanto, não foi só isso que aconteceu. Isso porque, com a conquista, a jovem equipe pernambucana, que tem apenas oito anos de existência, ultrapassou o Santa Cruz na projeção do ranking da CBF. O título fez com que a equipe alcançasse os 1.579 pontos e subisse dez posições, para agora aparecer na 63ª colocação no ranking da entidade.

O Santa Cruz, por sua vez, caiu para a posição de número 80 com 1.061 pontos conquistados. O clube Coral agora é o quarto melhor time pernambucano mais bem posicionado na tabela da CBF. À frente de Retrô e do Santa aparecem o Sport (25°), com 6.168 pontos, e o Náutico (46°), com 3.070 pontos ganhos.

Santa Cruz ultrapassado entre as tradicionais equipes pernambucanas

O time do Arruda é, agora, a tradicional equipe pernambucana que está mais abaixo em relação as disputas das competições nacionais. Isso porque tanto Retrô quanto Náutico disputarão a Série C do próximo ano, enquanto que o Santa está garantido na Série D pela sua campanha que rendeu o quarto lugar no estadual deste ano.

Em contrapartida, o Sport é a equipe pernambucana mais bem posicionada em relação aos demais. Até o momento, o Leão da Ilha disputa a Série B do Campeonato Brasileiro e não tem mais chances de cair. Entretanto, a situação pode melhorar ainda mais, já que o Rubro-Negro está firme na briga por uma vaga na Série A do próximo ano.