Rival do Sport apela e FIFA vai pagar até o salário de atacante
Um dos grandes rivais nacionais do Sport, o Flamengo se viu prejudicado com a grave lesão de Pedro. O atacante lesionou o joelho nos treinos com a Seleção Brasileira e precisou passar por cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) no último dia 13 de setembro. Por conta da lesão, o atacante deve voltar aos gramados apenas na metade do próximo ano.
Tendo em vista que Pedro se lesionou após ser convocado para representar a Seleção Brasileira, o Flamengo tem direito ao Programa da FIFA de Proteção aos Clubes. Tal programa faz com que a entidade máxima de futebol se responsabilize a pagar os salários dos atletas que se lesionaram representando suas seleções.
Desta forma, o Flamengo terá os salários de Pedro pagos pela FIFA. Entretanto, no futebol brasileiro, grande parte dos salários dos atletas é constituído pela CLT e por direitos de imagem, e a FIFA não é obrigada a arcar com os valores deste último item. No entanto, o Flamengo está em busca de um acordo com a CBF para que a entidade pague os direitos de imagem do jogador.
Flamengo e Sport possuem uma antiga rivalidade
Apesar de não serem equipes do mesmo estado, o Flamengo e o Sport nutrem uma grande rivalidade que chegou, inclusive, a parar na Justiça. Tudo por conta do polêmico Campeonato Brasileiro de 1987. Para quem não se lembra, o Rubro-Negro carioca se recusou a enfrentar o Sport no quadrangular final da competição naquela época, mas não aceita o fato de que só o Leão da Ilha é considerado o campeão daquele ano.
Os cariocas chegaram a ir para a Justiça em busca do reconhecimento do título, com base no argumento de que a equipe venceu o Módulo Verde e não precisava enfrentar os vencedores do Módulo Amarelo (Sport e Guarani). Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso do Flamengo em maio deste ano, reconhecendo apenas o Sport como campeão da competição em 1987.