Santa Cruz recebe aviso da CBF e passa a torcer imediatamente para o Sport ser campeão
Sim, você não leu errado. O Santa Cruz pode acabar tendo que torcer para o Sport conquistar o título da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, e nós vamos te explicar o motivo. Acontece que, caso o Leão da Ilha conquiste o título da segunda divisão nacional, se qualificará automaticamente para a terceira fase da Copa do Brasil do próximo ano.
Como não precisaria disputar as primeiras fases da competição, o Rubro-Negro acabaria “abrindo” uma vaga para ser preenchida por outra equipe pernambucana. No caso, seria o Santa Cruz. A Cobra Coral terminou o Campeonato Pernambucano na quarta colocação e, portanto, não conseguiu vaga para a Copa do Brasil, se garantindo apenas na Série D e na Pré-Copa do Nordeste.
O Sport já está na próxima Copa do Brasil por ter sido campeão estadual. Náutico (vice) e Retrô (terceiro colocado), são as outras equipes pernambucanas garantidas na competição.
Santa Cruz teria um considerável lucro com título do Sport
Não bastasse garantir vaga na próxima Copa do Brasil, o Sport também teria um ganho financeiro com o título de um de seus maiores rivais estaduais. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) paga, a cada clube classificado, um valor de quase R$ 800 mil só por disputar a primeira fase da competição, e os lucros aumentam a medida que a equipe vai avançando de fase.
Com esse dinheiro pago pela CBF, o Santa garantiria quase dois meses de salários dos seus jogadores para a próxima temporada. Isso porque a Cobra Coral já estipulou que cerca de R$ 450 mil dos seus lucros do próximo ano serão destinados ao pagamento de salários dos atletas. Sem a Copa do Brasil, a equipe se confia em avançar para a Fase de Grupos da Copa do Nordeste para ter um maior lucro na temporada.