Cria do Sport não dormiu no ponto e assinou com o clube mais rico do mundo
Uma das maiores crias da base do Sport nos últimos anos, o meia Joelinton está de contrato renovado com o Newcastle. O camisa 7 está nos Magpies desde 2019 e, segundo informações do jornalista Fabrizio Romano, renovou seu contrato que agora é válido até junho de 2029. O clube não quis esperar o vencimento do vínculo anterior, que ia até 2025, para renovar com o brasileiro.
Joelinton, que é um dos principais nomes da equipe comandada por Eddie Howe, comemorou o acerto em uma entrevista para o site do Newcastle. “Me sinto muito bem. Me sinto muito feliz e a minha família está feliz. Muitas coisas aconteceram nos meus anos aqui. Aprendi muito e cresci muito, e para mim, vir para Newcastle foi a melhor decisão da minha carreira.” afirmou.
O cria do Sport está numa das equipes mais tradicionais da Inglaterra, que também é um dos clubes mais ricos do mundo. O Newcastle foi adquirido em 2021 por um Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e, de lá pra cá, realizou diversos investimentos em seu elenco, trazendo grandes talentos do futebol mundial, como o meia italiano Sandro Tonali e o atacante sueco Alexander Isak.
De atacante no Sport a meia no Newcastle
Joelinton tem uma história interessante em sua carreira como jogador: a transição de posição. Ele surgiu na base do Sport como atacante e foi levado ao time profissional como atleta de frente. No Hoffenhein (Alemanha) e no Rapid Viena (Áustria), também jogou de atacante, mas ele passou por uma mudança de posição no Newcastle.
Em 2022, já com a chegada de grandes reforços, Howe buscou adaptar alguns jogadores que já estavam no elenco. Foi naquele momento que ele enxergou potencial em improvisar Joelinton como volante. O brasileiro não só deu conta do recado como se consolidou na posição, e agora divide o meio de campo com o também brasileiro Bruno Guimarães. Ao todo, Joelinton já disputou 193 partidas com a camisa do time inglês, anotou 26 gols e 15 assistências.