Vojvoda não esperou nem o fim do Brasileiro e encerrou longo ciclo no Fortaleza

O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda vem fazendo mais uma temporada digna de aplausos na elite do futebol brasileiro. No último sábado (2), a equipe do argentino não teve piedade do Juventude e aplicou um sonoro 3×0 em pleno Alfredo Jaconi. Com o resultado, a equipe cearense chegou a 60 pontos na terceira colocação da Série A.

No entanto, o Fortaleza foi além. Isso porque a equipe quebrou uma escrita histórica: o Leão do Pici é o dono da maior pontuação de clubes nordestinos na elite do futebol nacional, na era dos pontos corridos. O Tricolor cearense superou os 59 pontos obtidos por Vitória e Sport nas edições de 2013 e 2015, respectivamente.

Vale ressaltar que o Fortaleza ainda fará mais seis partidas na Série A deste ano e ainda tem chances de conquistar o inédito título da competição. Mas mesmo sem a taça, o Leão do Pici pode aumentar sua pontuação e dificultar ainda mais a vida dos times nordestinos a alcançarem tal marca nas edições seguintes do Campeonato Brasileiro.

Fortaleza quebrou recorde que pertencia ao Sport de Falcão

A marca alcançada pelo Fortaleza na atual edição do Brasileiro é histórica. A equipe ultrapassou o feito conquistado pelo Sport de 2015, que foi comandado pelo ex-jogador Paulo Roberto Falcão. Naquela época, o clube pernambucano encerrou a competição nacional em sexto com 59 pontos, e ficou a frente de gigantes como Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro e Vasco.

Vojvoda já conseguiu colocar o Fortaleza na quarta colocação no Brasileiro de 2021, que era a melhor posição de um time nordestino na competição. Agora, o argentino tem tudo para aumentar o seu próprio recorde e, quem sabe, ainda não sonha com uma conquista inédita de Campeonato Brasileiro.