Tabela é atualizada pela CBF e permite que Sport e Ceará subam juntos

O Sport apenas empatou com a Chapecoense no último domingo (10) pelo placar de 1 a 1. O resultado não foi nada bom para o Leão da Ilha que, jogando em casa, não conseguiu a vitória e a equipe ainda pode ser ultrapassada caso o Ceará vença seu compromisso na noite desta terça-feira, 12, contra o Botafogo-SP em Ribeirão Preto.

No entanto, ainda há um cenário em que Ceará e Sport subam juntos para a Série A do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Este, porém, é mais difícil, mas ainda há chances. Isso porque o Santos é o único time que está garantido matematicamente na elite do futebol nacional, não podendo ser alcançado pelo próprio Ceará.

Novorizontino e Mirassol não conseguiram vencer na rodada e, consequentemente, não conseguiram sua vaga na Série A do próximo ano. Se ganhar hoje, o Alvinegro Cearense vai a 60 pontos e fica a três dos dois clubes paulistas. Uma nova vitória do Ceará, somadas as derrotas de Mirassol e Novorizontino contra Operário e Paysandu, na 37ª rodada, fariam com que o time cearense ultrapassasse os dois paulistas nos critérios de desempate.

O Sport, caso vença a Ponte também no próximo sábado (17), se igualaria aos 63 de Mirassol e Novorizontino, mas também ficaria a frente nos critérios de desempate. Desta forma, Vozão e Leão da Ilha chegariam à última rodada dependendo apenas de suas próprias forças para subir juntos a Série A.

Sport segue com boas chances, mas depende de tropeço do Ceará hoje

Apesar dos tropeços nos três últimos jogos, o Rubro-Negro pernambucano tem, de acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 66,2% de chances de acesso, ante 29,8% do Ceará. Entretanto, vale ressaltar que o time cearense ainda tem o jogo da noite de logo mais, contra o Botafogo-SP. Em caso de vitória, ultrapassa o Leão e vê suas chances crescerem ainda mais.

Mirassol e Novorizontino não venceram na rodada, mas possuem grandes chances de se juntar ao Santos como time da elite já na próxima rodada. Ambos aparecem com 96,5% e 94%, respectivamente, de probabilidade de subir, segundo a UFMG. Goiás (6,1%), Vila Nova (5,5%) e Operário-PR (1,9%), correm por fora, mas precisando de milagres para sonhar com a Série A.