Aconteceu mesmo! Sport desistiu de disputar o Campeonato Pernambucano
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) definiu o rebaixamento de três equipes no Campeonato Pernambucano de 2025 e revelou que a edição de 2026 terá apenas oito concorrentes. Com esse novo número de equipes disputando o estadual, a competição igualaria a temporada de 1978, em que o Sport desistiu da sua participação.
O Leão da Ilha entrou em conflito com a entidade máxima do futebol pernambucano e decidiu não participar da competição. Com isso, Náutico e Santa Cruz se tornaram os principais favoritos e o clube do Arruda conquistou o título da edição.
FPF diminui número de participantes de competição que o Sport é favorito
O Sport conquistou as duas últimas edições do Campeonato Pernambucano e entra como grande favorito para conquistar a terceira taça consecutiva. Ao todo, o rubro-negro já venceu a maior competição do estado em 44 oportunidades.
A FPF marcou uma reunião com os representantes das dez equipes que disputarão a Série A1 do Pernambucano e informou que três times serão rebaixados na edição da temporada de 2025. Além disso, a entidade revelou que apenas oito clubes participarão da competição em 2026.
A redução do número de candidatos ao título iguala a temporada de 1978, em que o Leão da Ilha decidiu ficar de fora da disputa, em decorrência de desentendimentos entre dirigentes do clube rubro-negro e os representantes da FPF.
Com a ausência da grande potência do estado, a edição de 1978 ficou nas mãos de Náutico e Santa Cruz, principais rivais do Sport. O Timbu e a Cobra Coral se enfrentaram na grande decisão e os tricolores conseguiram levantar a taça.