Sport só conquistou o acesso e já estuda abrir mão de torneio em 2025

O Sport garantiu sua vaga na elite do futebol nacional e vai voltar a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. O Leão da Ilha terminou a Série B em terceiro e, depois de três tentativas, conseguiu cumprir seu principal objetivo. Agora, a diretoria Rubro-Negra já deu início aos preparativos visando a disputa da próxima temporada.

Afinal de contas, além da Série A, o Leão terá pela frente o Campeonato Pernambucano, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. Só que, ao que tudo indica, o Sport não vai tratar o Estadual como prioridade em um primeiro momento. Quem deu a afirmação foi Rafael Campos, membro do comitê de futebol do clube, em uma entrevista para a ‘Rádio Clube’.

“Iremos fazer o planejamento em relação ao Campeonato Pernambucano, decidir se vamos começar ou não com um time alternativo. Iremos fechar ainda nesta semana essa questão que é o planejamento 2025”, afirmou Rafael. A estratégia é aumentar o tempo de pré-temporada dos principais jogadores do elenco, iniciando as primeiras rodadas do Estadual com um time alternativo.

Calendário brasileiro terá mudanças em 2025 e Sport vai estrear mais cedo na Série A

O que pesa também a favor desta ideia arquitetada pelo clube é o fato de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, há algumas semanas atrás, a mudança no calendário esportivo do próximo ano, antecipando o início dos Estaduais para que a Série A do Campeonato Brasileiro também pudesse começar mais cedo.

Os estaduais vão ter início a partir do dia 12 de janeiro, com expectativa de terminar no dia 26 de março. Três dias depois, o Brasileirão terá o seu início. A medida se dá pelo fato de que a CBF vai promover a paralisação do campeonato nacional entre junho e julho, para que os times brasileiros que vão disputar o Super Mundial de Clubes 2025 possam viajar para os Estados Unidos.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das edições 2021, 2022 e 2023 da Libertadores, respectivamente, estão garantidos no torneio da FIFA, e resta apenas uma vaga para times da CONMEBOL, que será preenchida por Atlético-MG ou Botafogo, finalistas da competição continental este ano.