Sport recebe péssima notícia da CBF
O Sport conseguiu retornar à divisão de elite do futebol nacional após encerrar o Campeonato Brasileiro Série B de 2024 na 3ª posição, com 66 pontos ganhos. Mesmo com a volta à Série A, o clube pernambucano deve encerrar o ano com a pior colocação no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com o encerramento da Segunda Divisão, o Leão caiu da 24ª para a 25ª posição do ranking da entidade, desde a sua criação em 2013. O Rubro-Negro se encontra abaixo da 20ª colocação desde o ano de 2021 e entra em 2025 sem muita bagagem na listagem dos principais clubes do futebol brasileiro.
Sport cai de posição no ranking da CBF pela terceira temporada consecutiva
A CBF montou uma estratégia para rankear os principais clubes do país, para servir como base em disputas de competições nacionais, como a Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Brasil. O ranking foi criado em 2013 e, até então, o Sport não consegue entrar na lista das dez melhores agremiações do Brasil.
A melhor colocação do Leão aconteceu na temporada de 2018, em que encerrou o ano na 15ª posição. Atualmente, mesmo com a garantia do acesso à Série A, o clube pernambucano deve terminar o ano de 2024 com o pior posicionamento, ocupando a 25ª colocação.
O Sport pode cair mais uma posição, caso o Criciúma encerre a Série A do Brasileirão, ao menos, na 12ª colocação. Nesse cenário, os leoninos fecham a temporada de 2024 como a terceira consecutiva em que o clube desce na lista da CBF.
Por fim, o clube da Ilha do Retiro ainda permanece como o melhor clube pernambucano do ranking, estando à frente do Náutico, 46º na lista, do Retrô, recém-campeão da Série D e dono da 63ª posição e do Santa Cruz, 80º colocado.