A cria do Sport que faleceu na tragédia da Chapecoense

O dia 28 de novembro nunca mais foi o mesmo para o futebol de 2016 para cá. Isso porque, nesta data, acontecia uma das maiores tragédias do futebol brasileiro: o acidente da Chapecoense. A tragédia levou este nome mas, além de vitimar membros da delegação do time catarinense, também representou o fim da vida para jornalistas e tripulantes. Apenas seis sobreviveram à queda do avião em uma área rural na Colômbia.

Um dos jogadores que infelizmente perdeu a vida naquele acidente foi o meia Cléber Santana. Revelado pelas categorias de base do Sport, passou três anos no Leão da Ilha e conquistou quatro títulos, sendo duas edições do Campeonato Pernambucano (2000 e 2003), uma Copa Pernambuco (2003) e uma Copa do Nordeste (2000).

Deixou o clube rumo ao Vitória, passou pelo Japão e voltou ao Brasil pra jogar no Santos. Do Peixe foi vendido para o Atlético de Madrid e acumulou passagens por clubes como Athetico-PR, São Paulo, Flamengo e antes de chegar à Chape, defendeu os também catarinenses Avaí e Criciúma.

Cléber Santana vivia momento diferente na carreira na Chapecoense

Naquele momento, o meia chegava ao time catarinense e, apesar de não ter o salário que chegou a receber em outros clubes, era tratado internamente como uma liderança. Tanto é que o irmão do jogador destacou, em uma entrevista, que Cléber chegava até mesmo a ser consultado sobre possíveis reforços na Chapecoense.

O meia foi uma das principais lideranças naquela equipe que fez uma campanha fantástica na Copa Sul-Americana. O momento mais emocionante, sem sombra de dúvidas, foi na segunda partida de semifinal contra o San Lorenzo. O empate por 0 a 0 classificava os catarinenses e, no último lance, o goleiro Danilo fez uma defesa espetacular, garantindo a Chape em sua primeira final internacional da história.

Cléber Santana e seus companheiros de Chapecoense estavam indo em direção a Medelín, onde a Chape disputaria o jogo da ida da final da Copa Sul-Americana daquele ano. No entanto, uma pane causada pela falta de combustível fez com que a aeronave caísse em uma região de mata fechada, vitimando 71 pessoas.

Como forma de homenagem ao meia, a ESPN produziu o documentário “Cléber Santana: a estrela solidária”, contando a história do jogador que muito fez tanto pelo esporte quanto para todas as pessoas que estavam ao seu redor. A produção está disponível na plataforma de streaming ‘Star+’