Preste atenção pra essa história, no mínimo interessante: um jovem pernambucano torcedor do Sport desde criança acabou abandonando a equipe depois que foi jogar basquete no time do Náutico. Ele deixou de torcer para o Leão da Ilha por se sentir “constrangido” em jogar por um clube e torcer para o outro.
O jovem em questão é o cantor pernambucano Alceu Valença. Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB) é o dono desta história. Em entrevista para o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, Alceu contou mais detalhes sobre o dilema que viveu e a solução que encontrou. Agora, o cantor diz que não torce para nenhum dos dois clubes.
“Eu era muito pequeno, ficava ouvindo pelo rádio e era louco pelo Sport. Eu torcia pelo Sport. Só que depois fui jogar (basquete) no Náutico, com 13, 14 anos. E me sentia muito bem acolhido pelas pessoas. Com isso eu me sentia constrangido em torcer pelo Sport porque estaria traindo o time que eu estava jogando. E se torcesse pelo Náutico estaria traindo meu time de coração. Sabe o que aconteceu? Deixei de torcer e hoje não torço para ninguém.”, afirmou o cantor.
Antigo torcedor do Sport fez ex-Seleção Brasileira se emocionar
Dono de diversos hits que estão na boca do povo de milhões de brasileiros, Alceu Valença fez até mesmo uma gringa se emocionar (e emocionar a muitos). A sueca Pia Sundhage, ex-técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, apareceu em setembro de 2020 cantando um trecho da música do cantor pernambucano, explicando que aquela canção havia se tornado referência para a equipe.
“A primeira vez que ouvi essa música foi durante uma reunião da comissão técnica, e cada um de nós tinha que escolher uma música, e o Miguel escolheu “tu vens, tu vens”. E alguma coisa aconteceu naquela sala. Todo mundo sabia a música, com exceção de mim e da Lilie, minha auxiliar técnica sueca, e ela não sabe cantar. E eu soube que essa era a nossa canção”, contou Pia na época.