Apenas Bahia e mais 2 campeões da Série A passaram vergonha caindo para a Série C
A 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro confirmou o rebaixamento de duas equipes para a terceira divisão nacional. Na segunda-feira (11), o Brusque teve sua queda confirmada após perder para o Paysandu na Curuzu por 1 a 0. No dia seguinte, foi a vez do Guarani empatar com o Amazonas no Brinco de Ouro por 0 a 0 e também ser rebaixado para a Série C.
A queda do Guarani marca o retorno de um clube campeão do Brasileirão à Série C depois de oito anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2016, justamente com a queda do próprio time paulista. Será a sétima participação do Bugre na terceira divisão nacional, onde ele fará companhia ao Náutico. Entretanto, outros dois clubes campeões brasileiros já estiveram na mesma situação.
Do futebol nordestino, o Bahia já teve o desgosto de jogar a terceira divisão nacional, e não foi apenas uma vez. A equipe, hoje comandada por Rogério Ceni, caiu em 2005 e jogou a Série C em 2006 e 2007, quando foi vice-campeão e conquistou o acesso. De lá pra cá, a equipe jamais voltou para a terceirona e hoje figura na elite do futebol nacional.
Além de Bahia e Guarani, Fluminense já jogou a Série C
O rebaixamento mais emblemático – e polêmico – para a terceira divisão nacional, sem sombra de dúvidas, foi o do Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras foi rebaixado para a Série B em 1997 e, no ano seguinte, pegou o elevador descendo para a terceira divisão, depois de uma campanha pífia. Em 1999, o Tricolor disputou a Série C e acabou sendo campeão.
Naturalmente, era de se esperar que o Fluminense disputasse a Série B em 2000. Entretanto, uma virada de mesa fez com que a CBF não organizasse a competição naquele ano e o torneio foi intitulado ‘Copa João Havelange’ com um novo formato. O Flu acabou indo para o Módulo Azul, dos clubes da Série A, e disputou a competição normalmente. No ano seguinte, o Tricolor disputou a Série A sem ter passado pela segunda divisão nacional.