Brasileiros poderão votar para eleger Vinicius Júnior melhor do mundo após autorização da FIFA

Muitos torcedores brasileiros ficaram revoltados com o resultado do prêmio Bola de Ouro. Isso porque a premiação, organizada pela revista ‘France Football’ consagrou o volante Rodri, do Manchester City, como o melhor jogador do mundo, a frente de Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid. Entretanto, os brasileiros terão a chance de se vingar e eleger o camisa 7 dos Merengues como melhor do mundo.

Acontece que, em breve, acontecerá o ‘The Best FIFA Football Awards’, a outra premiação que elege os melhores atletas do futebol mundial. Antes conhecida apenas como ‘The Best’, as duas últimas edições tiveram como vencedor o atacante argentino Lionel Messi, atualmente no Inter Miami.

A cerimônia deste ano, no entanto, ainda não teve data nem local divulgados. A FIFA garantiu, porém, que haverá mudanças significativas no formato dos prêmios, só que ainda não temos maiores detalhes.

Como funciona a votação da FIFA que pode dar o prêmio de melhor do mundo a Vinicius Júnior?

São várias etapas para definir o vencedor da premiação. A primeira delas consiste em um painel de especialistas, que conta com técnicos e ex-jogadores. Eles elaboram uma lista com os principais candidatos para a eleição. Após isso, técnicos e capitães das seleções filiadas à FIFA votam nos três melhores do ano. Jornalistas das mesmas seleções também fazem sua escolha.

No entanto, o que diferencia o ‘The Best’ ao Bola de Ouro é que a primeira conta com uma votação popular, com os torcedores tendo direito a eleger o melhor jogador do mundo. Os votos são divididos da seguinte forma: capitães das seleções (25%), técnicos (25%), jornalistas (25%) e votação popular (25%).

Após definidos os votos, os melhores jogadores vão receber pontuações de acordo com suas colocações. Vence aquele que, obviamente, tiver a maior pontuação somados os votos acima.