Cálculos são feitos novamente pela CBF após o fim do Brasileirão colocando Bahia em 11º e Fortaleza em nono

Pode-se dizer que o futebol nordestino viveu um ano histórico em 2024. Na Série A, Bahia e Fortaleza conquistaram o acesso à Libertadores, e o Vitória, além de escapar do rebaixamento, ficou com uma das vagas da Sul-Americana de 2025. Na Série B, Sport e Ceará conquistaram o acesso. Ou seja, no ano que vem, cinco dos 20 clubes da elite do futebol nacional serão do Nordeste. 

O fato é que, após o término da temporada, a Confederação Brasileira de Futebol atualizou o Ranking de Clubes das 40 equipes que disputaram as séries A e B. O Bahia aparece na 11º colocação, enquanto o Fortaleza ficou em nono. O Sport, apesar do acesso, caiu uma posição e ficou em 25º.

Vale dizer que o Fortaleza se manteve na mesma colocação em relação ao último levantamento, enquanto o Bahia subiu duas posições quando comparado ao ano passado. 

Além de Bahia e Fortaleza, outro clube do Nordeste foi destaque em Ranking

Ainda em tempo, vale destacar a ascensão de um outro clube do Nordeste. A saber, o Vitória. O Leão da Bahia vem em uma crescente notável nos últimos anos. Para se ter uma ideia, em 2022, o clube estava na Série C e, como mencionado, em 2024, ficou com uma das vagas na Sul-Americana. 

Agora, todas as equipes estão de olho no mercado da bola. A próxima janela internacional de transferências será aberta apenas no dia 3 de janeiro e, ao certo, as equipes do Nordeste serão protagonistas nas contratações para 2025.