CBF bateu o martelo e reconheceu que 87 é mesmo do Sport

Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro parece ter terminado de vez. Acontece que o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um recurso da CBF que queria reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. O objetivo da entidade maior de futebol brasileiro era fazer com que o Rubro-Negro carioca fosse reconhecido como time vencedor naquele ano junto ao Sport.

No entanto, Flávio Dino, atual ministro do STF e relator do caso, não aceitou o pedido da CBF sob alegação de que o Tribunal não poderia analisar questões trazidas pela Confederação. Antes, o próprio Flamengo já tinha entrado com recurso para ser declarado campeão brasileiro daquele ano, mas o ministro Dias Toffoli também negou o pedido do clube carioca.

“Da análise dos autos, verifica-se que o Tribunal de origem decidiu a controvérsia com fundamento no conjunto fático-probatório dos autos e nos regulamentos dos campeonatos brasileiros de futebol, cuja análise ou reexame se revelam inviáveis em recurso extraordinário”, afirmou Dino em um trecho da sua decisão.

Polêmica do Brasileirão de 1987 e título do Sport

O regulamento da competição naquele ano era totalmente diferente do que conhecemos hoje. Em 1987, as equipes foram divididas em dois Módulos: o Verde e o Amarelo. O primeiro contava com alguns dos mais tradicionais times brasileiros, como Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo. Já o segundo tinha, dentre os participantes, o Sport, Ceará, Guarani e Athletico-PR.

Divididos em duas chaves dentro de cada um dos seus módulos, as equipes duelavam entre si. O campeão de cada um dos grupos se classificaria para o quadrangular final e disputaria o título de campeão brasileiro. Desta forma, Flamengo e Internacional (campeão e vice do Módulo Verde), Sport e Guarani (campeão e vice do Módulo Amarelo), se classificaram para tal quadrangular.

Entretanto, Flamengo e Internacional se recusaram a participar desta fase da competição, sendo declarados derrotados nos confrontos contra Sport e Guarani. Assim, os campeões do Módulo Amarelo disputaram a grande final, com vitória para o Leão da Ilha no jogo de volta pelo placar mínimo de 1×0.