CBF comete gafe e tira 6 pontos do Sport antes do returno do Brasileirão

Metade da Série B do Campeonato Brasileiro já foi disputada e as equipes se preparam para a segunda parte da competição. Na sétima colocação, o Sport enfrentará o Amazonas neste sábado (10), a partir das 17h (horário de Brasília) em busca de uma vaga entre os quatro melhores clubes da competição. Com 29 pontos, o Leão da Ilha está a apenas um do Vila Nova, que ocupa atualmente a quarta colocação.

Entretanto, a situação do Sport poderia ser bem mais confortável se não fosse uma interferência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Acontece que o Rubro-Negro Pernambucano poderia ter seis pontos a mais e ocupar a liderança da Série B com 35 pontos atualmente. No entanto, a entidade adiou as partidas contra CRB e Operário-PR, que já deveriam ter acontecido, para datas que ainda serão reveladas posteriormente.

O que o Sport precisa para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro?

O ‘GE’ fez um levantamento sobre as participações do Sport na Série B do Campeonato Brasileiro de 2006 até o ano passado, levando em consideração as campanhas de turno e returno da equipe. Nas quatro vezes em que conseguiu o acesso (2006, 2011, 2013 e 2019), o Leão da Ilha conseguiu somar, pelo menos, 30 pontos no returno.

A melhor destas campanhas aconteceu em 2019, quando o técnico era justamente Guto Ferreira. Naquela ocasião, o Sport somou 37 pontos e terminou a Série B com o vice-campeonato, atrás apenas do RB Bragantino. A expectativa é de repetir o bom desempenho daquele ano novamente com Guto.

Vale ressaltar que, historicamente, o número histórico que garante o acesso para a primeira divisão nacional é 64 pontos. Atualmente, o Sport tem 29, com dois jogos a menos. Caso vença as duas partidas e chegue a 35, o Leão da Ilha precisaria conquistar apenas mais 29 pontos para atingir a pontuação mínima histórica.