CBF confirma decisão e Náutico está em maus lençóis para 2025

No último domingo (17), as vitórias de Chapecoense e CRB na Série B do Campeonato Brasileiro definiram as duas últimas equipes rebaixadas na competição: Ituano e Ponte Preta. As duas equipes com bastante tradição no futebol nacional se juntaram ao Brusque e ao Guarani, que já haviam tido seus rebaixamentos decretados anteriormente.

E, com isso, estão definidos os 20 participantes da Série C do próximo ano. O Náutico disputará a competição mais uma vez, depois de não ter conquistado o acesso este ano, terminando a primeira fase apenas na 9ª colocação. E as notícias que chegam ao rival do Sport não são nada animadoras.

Isso porque, a edição de 2025 da Série C contará com a presença de muitas equipes tradicionais do futebol brasileiro. Além de Ponte e Guarani, citados anteriormente, estarão brigando por uma das quatro vagas na segunda divisão nacional equipes como Londrina, Figueirense, Caxias, São Bernardo e Botafogo-PB, sendo estes últimos que quase conquistaram o acesso este ano.

Rival do Náutico também estará na Série C

A terceira divisão do Campeonato Brasileiro também contará com um rival do Náutico: o Retrô, que conquistou o título da Série D este ano e fará a sua estreia na Série C do próximo ano. O time pernambucano conquistou o feito com menos de 10 anos de existência e, apesar de estreante, vai brigar por uma das quatro vagas rumo a segunda divisão.

Completam a lista de participantes da Série C: ABC, Anápolis, Confiança, CSA, Floresta-CE, Itabaiana, Maringá, Tombense e Ypiranga. O regulamento segue o mesmo, com as 20 equipes se enfrentando em turno único na primeira fase. Os oito primeiros colocados seguem para a segunda fase e serão divididos em dois grupos de quatro clubes. Os dois melhores de cada grupo sobem, enquanto os campeões dos grupos decidem quem se sagra campeão da Série C.