CBF é obrigada a reconhecer Sport como campeão nacional
Uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro, sem sombra de dúvidas, diz respeito ao vencedor do Campeonato Brasileiro de 1987. Muitos torcedores consideram que o Sport é o único campeão, enquanto há quem defenda que o Flamengo também é detentor do título nacional daquele ano. Porém, o debate parece ter chegado ao fim.
Acontece que o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um recurso da CBF que buscava declarar o Flamengo também como campeão daquele ano. Com isso, o Sport segue sendo o único campeão brasileiro daquele ano com base da decisão tomada pelo Tribunal Regional da 5ª Região (TRF-5).
A decisão do ministro teve como base o fato de que o STF entende não ser possível reexaminar as provas com a utilização de recursos extraordinários. Além disso, Dino ressalta que os argumentos da CBF, com uso de normas não constitucionais, não são viáveis. Por conta disso, a decisão foi negada, mantendo o Sport como único campeão brasileiro de 1987.
Entenda a polêmica envolvendo Sport e Flamengo
O Campeonato Brasileiro de 1987 foi disputado com as equipes divididas nos módulos Verde e Amarelo. De acordo com o regulamento da competição, as duas melhores equipes de cada módulo deveriam se enfrentar em um quadrangular final para definir quem seria campeão brasileiro daquele ano.
Flamengo e Internacional foram campeão e vice, respectivamente, do Módulo Verde, enquanto Sport e Guarani foram vencedores do Módulo Amarelo. Porém, cariocas e gaúchos se recusaram a disputar o quadrangular final, e o título brasileiro daquele ano foi decidido por Sport e Guarani. O Leão da Ilha se sagrou campeão após uma vitória e um empate contra o time de Campinas.