CBF está perto de declarar Sport o maior campeão nacional do Nordeste
O Sport vive grande fase na Série B do Campeonato Brasileiro. Após a chegada do técnico Pepa, no início de setembro, o Leão da Ilha emplacou uma série de resultados positivos que colocaram o clube não apenas próximo do acesso para a elite quanto com credenciais para conquistar o título da segunda divisão nacional.
O Sport se colocou em uma situação em que, a cinco jogos do fim da competição, depende apenas dos seus próprios esforços para levantar o troféu de campeão da Série B. Isso porque, na última rodada, a equipe recebe o Santos na Vila Belmiro e o Peixe divide a liderança com o Leão no momento.
E, caso fique no topo da tabela ao final da última rodada, o Sport não só soltará o grito de “É campeão” como vai ser o único clube nordestino a conquistar dois títulos da competição. O primeiro veio em 1990, e o Sport se igualaria a clubes como Palmeiras, América-MG, Botafogo e Coritiba, que também venceram a competição duas vezes.
Sport se tornará o maior do Nordeste em caso de título
O título da Série B colocaria o Sport como única equipe nordestina campeã da segunda divisão nacional. Na história, apenas três times nordestinos, além do Sport, tiveram a honra de levantar o troféu da competição: Sampaio Corrêa (1972), Fortaleza (2018) e Vitória (2023). Se vencer, o Leão coloca o futebol nordestino também em evidência pelo fato de que seria a primeira vez que dois clubes da região conquistariam o título de forma consecutiva.
No caminho, o Sport tem mais cinco jogos pela frente em busca do título da Série B. O Leão enfrenta o América-MG e o Operário-PR fora de casa, depois volta a jogar na Ilha onde recebe a Chapecoense, vai até Campinas enfrentar a Ponte Preta e encerra sua participação na temporada com o clássico contra o Santos na Ilha, que pode acabar se tornando o jogo do título.