Clube tradicional declarou falência e seus jogadores precisarão buscar novos empregos
Um dos mais tradicionais clubes do futebol francês se viu em uma situação bastante delicada. Em agosto deste ano, o Bordeaux acabou tendo que decretar falência e encerrou suas atividades no futebol. Problemas financeiros fizeram com que a equipe tivesse que tomar a drástica atitude, e os seus jogadores ficaram livres no mercado para procurar outros clubes.
O Bordeaux acumulou diversas dívidas nos últimos anos e, como não teve condições de arcar com os valores, precisou declarar falência. A medida aconteceu depois que a equipe foi punida e rebaixada para a terceira divisão do futebol nacional justamente por conta das questões financeiras. A Liga Francesa tomou tal atitude por reprovar as contas do clube.
O time francês precisava confirmar sua venda para o ‘Fenway Group’, que conta com o Liverpool como um dos clubes do grupo, e apresentar ao menos 30 milhões de Euros para poder disputar a segunda divisão francesa. Nenhuma das duas coisas aconteceu, levando o clube a decretar falência.
História do Bordeaux: dos títulos à falência
A equipe foi fundada em 1881 e os ‘azuis’ tiveram algumas conquistas em seus mais de 100 anos de história. Seu primeiro título nacional veio no ano de 1950 e a equipe conquistaria outras cinco edições do Campeonato Francês: 1984, 1985, 1987, 1999 e 2009, que marcou o maior ano da equipe em sua história.
Afinal de contas, além de conquistar o título nacional, naquele ano o Bordeaux ainda se sagraria campeão da Copa da Liga Francesa e da Supercopa da França, em uma época onde o PSG ainda não era a grande potência que se tornou nos dias de hoje. O Bordeaux ainda tem quatro Copas da França, além de uma extinta Copa Intertoto.
Vivendo dificuldades financeiras nos últimos anos, o Bordeaux foi rebaixado na Temporada 2021/2022 para a segunda divisão nacional e nunca mais voltaria para a elite. Até que, este ano, a equipe acabou decretando falência por conta de problemas financeiros.