Na última quarta-feira (28) aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As competições tiveram início no dia seguinte e oito participantes naturais de Pernambuco, com dois componentes do Sport, representam o Brasil no evento.
O Time Brasil segue sendo representado por 279 atletas que possuem algum tipo de deficiência e oito destes nasceram em Pernambuco. Dentre eles estão Nonato, jogador de futebol de cego, e Erik Lima e Gabriel Mendes atletas de remo do Sport.
Paralimpíadas contam com pernambucanos e atletas do Sport
Os remadores Erik Lima e Gabriel Mendes, com idades de 28 e 20 anos, respectivamente, vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os atletas do Sport foram vice-campeões da Copa do Mundo de Remo Paralímpico, na Suíça, em maio e confirmaram vaga na Seleção Brasileira no principal evento esportivo para atletas com deficiência.
Erik e Gabriel participam da categoria PR3, que corresponde a classe de remadores que possuem função residual nas pernas e podem deslizar no assento do barco. Os atletas do Leão entram em ação nos Jogos, na capital francesa no final de semana.
Além dos dois atletas do Sport, outros representantes do estado de Pernambuco seguem vivos para trazer medalhas ao nosso país. Nonato, jogador de futebol de cego e três vezes medalhista de ouro em Paralímpiadas; Moniza, goleira de Goalball e o nadador Phelipe Rodrigues, que já conquistou a medalha de prata nos 50 metros livre da categoria S10, na quinta-feira (29).
A também nadadora Carol Santiago, cinco vezes medalhista paralímpica (três ouros, uma prata e um bronze), também já entrou nas piscinas na última quinta-feira (29), mas não conseguiu conquistar medalhas. Além disso, Andreza Vitória, jogadora de Bocha, venceu a argentina Ailen Flores, por 5 x 2, na primeira rodada no mesmo dia.
Por fim, Evani Calado, também jogadora de Bocha, inicia sua trajetória nos Jogos, em partida contra a atleta de Hong Kong, Ho Yuen Kei, ainda na manhã desta sexta-feira (30), pela primeira rodada da Chave B da modalidade.
Foto: Divulgação/ Alessandra Cabral/ Comitê Paralímpico Brasileiro