Na última semana, foi confirmada a ausência do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino. Pelo quinto ano consecutivo, a equipe do Arruda não conseguirá participar da competição, que tradicionalmente conta com equipes amadoras ou montadas apenas para a disputa da competição.
A próxima edição contará com as presenças de Sport (atual bicampeão da competição), Náutico, Porto, Jaguar, Ipojuca e Íbis. Este último, inclusive, está tentando conseguir fundos para disputar a competição vendendo rifas. A competição teve início neste domingo, 1 de setembro.
Campeonato Estadual de futebol feminino não dará premiação ao time vencedor
De acordo com informações do ‘GE’, o Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino não dará premiação para as equipes, muito menos para a que se sagrar campeã da competição. Quem confirmou isso foi Evandro Carvalho, presidente da FPF, que declarou que a verba reservada para a disputa da competição feminina é utilizada para arcar com os custos da competição.
“Não faz sentido nenhum um clube feminino, que não tem receita, que não tem capacidade financeira, querer uma premiação, quando ele precisa de dinheiro para se deslocar, para jogar, para pagar as despesas”, afirmou Evandro. Segundo o dirigente, são investidos cerca de R$ 300 mil para a realização do campeonato, e que a competição não conta com auxílio de patrocinadores.
Uma das maiores forças do futebol feminino pernambucano, o Sport é o atual bicampeão da competição, e conquistou os títulos com 100% de aproveitamento. No geral, a equipe tem nove conquistas do Campeonato Pernambucano Feminino e é o maior vencedor da história da competição. Recentemente, a equipe conquistou o acesso para a primeira divisão nacional.