A 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro reserva um dos duelos mais importantes nessa altura da competição. Isso porque a partida entre Vila Nova e Sport colocará frente a frente duas equipes que estão separadas por apenas dois pontos na competição. Enquanto os goianos aparecem em sexto, com 30 pontos, o Sport vem na quinta colocação, com 32.
No entanto, uma vitória do Leão da Ilha significa o fim de um importante ciclo de Luizinho Lopes no comando da equipe goiana. Acontece que o Vila é uma das três equipes que ainda está invicta na Série B jogando como mandante na competição. Ao todo, são 10 jogos disputados em casa, com sete vitórias e três empates, o que dá um aproveitamento de 80% e 24 pontos ganhos.
Com esses números, o Vila Nova tem a terceira melhor campanha como mandante até o momento na competição. Os goianos perdem apenas para Mirassol e América-MG, que conquistaram 26 e 25 pontos, respectivamente. As três equipes são as únicas que seguem invictas jogando em casa, e os mineiros já disputaram 11 partidas em seu estádio.
Próximo adversário do Vila, Sport também pode encerrar ciclo na sexta-feira
Uma das melhores campanhas como mandante na competição, o Vila Nova terá pela frente uma equipe que não sabe o que é perder jogando como visitante há mais de 70 dias. O Sport tem uma boa campanha jogando fora de casa, com três vitórias, quatro empates e duas derrotas. Inclusive, o último revés do Leão da Ilha jogando longe de seus domínios foi no dia 31 de maio, quando a equipe perdeu para o Goiás.
O que também pesa a favor do Sport de Guto Ferreira é o retrospecto. Isso porque a última vitória do Vila contra o Rubro-Negro aconteceu há 20 anos, em 2004. No geral, o Sport tem também uma grande vantagem em relação ao adversário. Nas 17 partidas disputadas, os pernambucanos venceram nove, enquanto os goianos ganharam apenas uma vez – citada acima – além de sete empates.