Contratação do Sport para 2025 já foi comparada a Pelé

Contratado em setembro deste ano com o objetivo de levar o Sport de volta para a Série A do Campeonato Brasileiro, Pepa chegou ao clube sob certa desconfiança do torcedor, que só o conhecia pela breve passagem pelo Cruzeiro. No entanto, o português respondeu dentro de campo e conseguiu colocar o Leão da Ilha de volta ao grupo dos quatro primeiros colocados na segunda divisão.

Aos 43 anos, Pepa é mais um exemplo de técnico que teve uma carreira como jogador nos gramados. Jogando como atacante, ele surgiu em 1994 nas categorias de base do Benfica e logo se tornou uma grande promessa na equipe. Tanto é que começaram a surgir comparações com grandes ídolos do futebol, como as lendas Eusébio e Pelé.

Tais comparações, como não poderiam deixar de ser, fizeram com que se criassem muitas expectativas ao seu redor. Pepa subiu das categorias de base para a equipe profissional dos Encarnados em 1999. Logo em sua estreia, o jovem atacante marcou um gol na vitória por 3×1 diante a equipe do Rio Ave, o que fez com que as comparações aumentassem ainda mais.

“Cheguei a ler num jornal que um gol daqueles só estava ao alcance de jogadores como o Eusébio ou o Pelé. Se eu não tivesse feito aquele gol…”, afirmou Pepa em uma entrevista, lembrando do tal lance em sua partida de estreia pelo Benfica.

Comparado a Pelé, Pepa não conseguiu ter sucesso como jogador de futebol

No entanto, aquele seria o único gol marcado pelo atacante comparado a Pelé em sua passagem pelo gigante português. Pepa foi emprestado a outras equipes, chegando até mesmo a jogar no futebol belga. Até que ele foi contratado pelo modesto Varzim. No entanto, o português passou a conviver com lesões que prejudicaram os rumos de sua carreira dentro das quatro linhas.

Várias lesões no joelho, além de alguns problemas extracampo, fizeram com que Pepa se aposentasse precocemente do futebol, com apenas 26 anos. Depois de viver momentos de incerteza em relação ao futebol, decidiu se dedicar a carreira como técnico e chegou a comandar algumas equipes de Portugal antes de passar pelo Cruzeiro em 2023 e de assinar com o Sport este ano.

Seu contrato com o Leão da Ilha é válido apenas até o fim desta temporada. No entanto, há uma possibilidade de renovação para o próximo ano em caso de acesso para a Série A.