Craque revelado pelo Sport deslancha na carreira e assina com clube mais rico do mundo

O Newcastle se tornou um dos times mais ricos do mundo em 2021, quando um Fundo de Investimentos da Arábia Saudita adquiriu a equipe pela incrível bagatela de R$ 2,2 bilhões. De lá pra cá, o clube investiu bastante com o objetivo de bater de frente com os grandes da Premier League, contratando diversos jogadores.

Um deles foi revelado pelas categorias de base do Sport: o meia Joelinton. A verdade é que o atleta desembarcou um pouco antes no time inglês, em 2019, mas faz parte dos investimentos feitos pela equipe que também quer ser protagonista. E, em abril deste ano, o camisa 7 dos ‘Magpies’ acertou uma renovação de contrato com a equipe.

A informação foi divulgada em primeira mão por Fabrizio Romano, jornalista especialista em mercado de transferências no mundo do futebol. Por meio do site oficial da equipe, Joelinton manifestou estar bastante feliz com a confiança que o clube demonstra em seu futebol. “Me sinto muito bem. Me sinto muito feliz e a minha família está feliz. Muitas coisas aconteceram nos meus anos aqui. Aprendi muito e cresci muito, e para mim, vir para Newcastle foi a melhor decisão da minha carreira.”, afirmou.

Do Sport para o futebol inglês: a carreira de Joelinton

Cria das categorias de base do Leão da Ilha, Joelinton surgiu para o futebol jogando como atacante e permaneceu pouco tempo no Sport. Isso porque, logo na base, ele já chamava atenção das equipes do Brasil e do exterior por conta de toda sua capacidade técnica. Tanto é que, um ano após subir para o profissional, ele acabou sendo vendido para o Hoffenheim, em 2015.

Sem muito espaço no clube alemão, a cria do Sport foi emprestada para o Rapid Viena, da Áustria, onde ficou entre 2016 a 2018. De volta ao Hoffenheim, se destacou na equipe e atraiu os olhares do Newcastle, que pagou cerca de R$ 170 milhões pelo jogador. Foi sob o comando de Eddie Howe que o jogador foi deslocado para o meio de campo e se tornou um dos grandes destaques da equipe.

Até o momento, são 191 partidas com a camisa do clube inglês, com 26 gols marcados e 15 assistências.