Decisão da CBF faz Sport ser lembrado nos quatro cantos do Brasil
Com a conquista do Retrô, no Campeonato Brasileiro Série D, após vitória sobre o Anápolis-GO, no último domingo (29), por 3 x 1, Pernambuco entra na lista dos cinco estados brasileiros que possuem clubes campeões das quatro divisões das competições realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Sport é o principal clube do estado e conquistou as Séries A e B, em 1987 e 1990, respectivamente.
Além dos títulos do Retrô e Sport, o Náutico conquistou a Série C do Campeonato Brasileiro, na temporada de 2019 e fecha o círculo de conquistas pernambucanas nas principais divisões de futebol do país. Pernambuco se une a São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre os estados vencedores das quatro ligas nacionais.
Retrô e Sport colocam Pernambuco entre as potências do futebol brasileiro
O Estado do Pernambuco voltou aos holofotes com a conquista do Retrô, no Campeonato Brasileiro Série D, no último final de semana. Fênix de Camaragibe venceu o Anápolis-GO, por 3 x 1, na Arena Pernambuco, reverteu derrota de 2 x 1, no jogo de ida e levantou a taça da Quarta Divisão nacional.
Nesse cenário, o estado de Pernambuco conseguiu igualar São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, como os locais do país a terem clubes campeões das quatro principais divisões do futebol nacional. Anteriormente, o Sport conquistou a Série A de 1987 e a Série B de 1990. Além disso, o Náutico levantou a taça da Série C, na temporada 2019.
Diferente dos estados que potencializam o futebol brasileiro, Pernambuco não tem um integrante na atual edição do Campeonato Brasileiro Série A. Aliás, Bahia e Ceará são os principais representantes nordestinos no cenário nacional e até mesmo representam o país em torneios internacionais.
O Sport, na Série B, é o principal clube pernambucano da atualidade. Náutico e Retrô participarão da edição de 2025 do Campeonato Brasileiro Série C, enquanto o Santa Cruz segue classificado para compor os clubes do Campeonato Brasileiro Série D, da próxima temporada.