Decisão tomada na França pode tirar pontos do Sport no Brasileiro

Nesta semana, o Ministro do Esporte da França, Gil Avérous deu uma declaração importante em uma entrevista a uma emissora local. Na ocasião, ele falou sobre uma importante medida que será tomada pelo país nos próximos dias para evitar casos de homofobia nos estádios de futebol.

De acordo com Gil, se a torcida de um clube de futebol for flagrada entoando cantos com teor homofóbico nos estádios, a equipe a qual este torcedor estiver representando vai ser declarada derrotada na partida. Tal decisão acontecerá independente do resultado que o placar estiver marcando na partida, bem como do tempo de jogo no cronômetro.

“A partir de agora no futebol francês, caso a torcida de algum clube entoe cantos homofóbicos no estádio, o clube que esta torcida representa perderá a partida, independente do resultado em campo”, afirmou o Ministro.

Medida aplicada na França poderia punir equipes do futebol brasileiro

Se a medida que está sendo tomada no futebol francês atravessasse os oceanos e viesse parar no futebol brasileiro, alguns clubes seriam punidos, tendo em vista que algumas torcidas já entoaram cantos homofóbicos nos estádios. Ano passado, por exemplo, torcedores do Corinthians foram flagrados praticando gestos e gritos homofóbicos a torcedores do São Paulo, em um duelo entre as duas equipes.

Um levantamento feito pela CBF trouxe dados de que, em 2022, houve um aumento de 76% nos casos de homofobia no futebol tanto dentro quanto fora de campo. São números assustadores que mostram que essa é uma luta complexa e desafiadora, e que demanda de muitos esforços para acabar com a intolerância no futebol brasileiro.