Ele esteve a frente do Sport entre dezembro do ano passado e julho deste ano, até ser demitido depois de alguns resultados negativos nos últimos jogos. Substituído por Guto Ferreira, Mariano Soso nem teve tanto tempo assim para “curtir” o desemprego, já que o argentino já foi anunciado por seu novo clube: o Alianza Lima, do Peru.
Soso chega ao time peruano para ocupar a vaga deixada pelo colombiano Alejandro Restrepo. O argentino teve até um bom desempenho pelo Sport, conquistando 25 vitórias, sete empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 67% e o título do Campeonato Pernambucano deste ano, mas não agradou à diretoria por conta do desempenho do time mesmo em jogos em que o Sport vencia, sem contar com os últimos empates no comando da equipe.
Ex-Sport, Mariano Soso é comparado a Jorge Sampaoli
Um dos grandes momentos na carreira de Mariano Soso foi quando ele comandou o modesto O’Higgins, do Chile, em 2022. Na época, ele foi bastante elogiado pelo então presidente da Universidad do Chile, comparando-o ao compatriota argentino, campeão da Copa América 2015 comandando a seleção chilena.
“Ele é um técnico que gosta de trabalhar muito, não descuida dos detalhes, mas também é um líder muito bom, administra muito bem o vestiário. Ele é um homem que convoca, reúne as pessoas ao seu redor. Ele é muito orientado para a tarefa, é muito parecido com Jorge Sampaoli, disso não há dúvida”, afirmou o dirigente no final de 2022.
Apesar de ser argentino, Mariano Soso teve passagens de maior destaque por equipes peruanas. Comandou o Real Garcilaso (2015), Sporting Cristal (2016) e Melgar (2023), indo então para a sua quarta equipe diferente no país. Além destas equipes, Soso já comandou clubes como Emelec (Equador); San Lorenzo e Defensa Y Justicia (Argentina).