Dorival Jr quer medida urgente na Série A que vai beneficiar o Sport
O treinador da Seleção Brasileira, Dorival Jr levantou um debate importante no Summit CBF Academy, evento que aconteceu na última terça-feira (26), na cidade de São Paulo, e contou com autoridades do futebol nacional. O comandante questionou uma possível redução do limite de estrangeiros nos clubes.
“Chamo a atenção para um último detalhe: a Itália abriu para que dentro da comunidade europeia 11 jogadores (estrangeiros) pudessem transitar entre seus clubes. Nós tínhamos equipes italianas com nenhum dos 11 atletas formados na Itália. E a Itália ficou duas Copas do Mundo afastada. Não perceberam o quanto foi prejudicial tudo isso”, iniciou o treinador da seleção amarelinha.
“É apenas uma colocação, presidente, que o senhor terá com certeza reuniões. Hoje estamos com nove atletas estrangeiros autorizados a participarem de nossos clubes. É só um detalhe para que possamos rediscutir esse processo porque isso tem feito… Só para vocês terem uma ideia, um levantamento nosso interno de 20 clubes da Série A, 12 tinham centroavantes estrangeiros. Daqui a um ano e meio, dois anos, vamos pagar um preço muito alto, porque não teremos quem vender, porque nossa iniciativa de lançar vai se concentrar exclusivamente nos fora de série”, complementou Dorival Jr.
Dorival Jr levanta debate que pode beneficiar clubes da Série A
As principais equipes brasileiras possuem em seus elencos altos números de jogadores de outras nacionalidades. A exemplo do Flamengo, que conta com oito jogadores estrangeiros, vindos de países vizinhos, que tem ganhado espaço na Série A, como Uruguai, Argentina, Chile e Colômbia.
Além disso, o Sport, clube recém-promovido para a Primeira Divisão, tem em seu elenco cinco jogadores estrangeiros e pode ter a chance de investir em jogadores da base, como foi citado por Dorival Jr, que incentiva a formação de atletas brasileiros e nega a possibilidade do crescimento do número de estrangeiros nos clubes. O Leão da Ilha deve perder o lateral-direito colombiano Helibelton Palacios, que retorna de empréstimo ao Cruzeiro.