Ednaldo Rodrigues aceita reduzir estaduais e Sport é avisado
Os campeonatos estaduais são vistos como competições de pré-temporada, onde as equipes geralmente testam as contratações feitas e buscam o melhor esquema tático para disputar as demais competições nacionais e internacionais. No entanto, os estaduais são sempre motivo de grandes críticas de dirigentes, treinadores e jogadores de boa parte dos clubes brasileiros.
Tais reclamações acontecem por conta da grande quantidade de jogos que, por vezes, desgasta o condicionamento físico de alguns jogadores, provocando lesões. No entanto, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que aceita reduzir o calendário das competições estaduais, caso isso seja acordado entre as equipes.
“Se os clubes propuserem às federações, não há problema nenhum em reduzir para 12 datas. Hoje são três federações que fazem os campeonatos com 16 datas: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As outras já fazem com 12. Isso não passa pela CBF. São filiados às federações e podem discutir os campeonatos”, afirmou o presidente da entidade.
Sport é o maior campeão estadual
O Campeonato Pernambucano é disputado desde 1915 e, nesses mais de 100 anos, diversos clubes do Estado já protagonizaram grandes momentos. Atualmente, o Sport é o maior campeão da história da competição, com 44 títulos. O primeiro deles foi conquistado em 1916 e o Leão da Ilha é o atual bicampeão estadual, com as conquistas de 2023 e deste ano.
E a diferença para os principais rivais é bastante considerável. Afinal de contas, o Santa Cruz, que vem na segunda colocação no ranking, tem 29 títulos. O Náutico vem logo atrás, com 24 conquistas. Dos três grandes, o Sport é o que tem menos vice-campeonatos. O Timbu lidera esse ranking com 32 vices, seguido de perto pelo Santa Cruz, com 31, e pelo Rubro-Negro Pernambucano, com 24.