Com mais de 26 anos de carreira dedicada à arbitragem, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden está aposentado. A decisão foi tomada em dezembro do ano passado, depois que ele apitou a partida entre Fortaleza e Santos válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, que culminou com o rebaixamento inédito do time da Vila Belmiro para a Série B.
Vuaden, no entanto, está exercendo uma nova função: ele é o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF) do Rio Grande do Sul. A missão do ex-árbitro é de liderar a arbitragem no estado gaúcho. A primeira partida apitada por Vuaden foi em 1997 e ele se tornou um dos principais árbitros do país, fazendo parte do quadro FIFA por oito anos.
Ex-árbitro ficou marcado por erro grave contra o Sport
Foram diversas finais e jogos importantes apitados ao longo de mais de 26 anos dedicados ao futebol. No entanto, assim como outros membros do quadro de árbitros de futebol, Vuaden também ficou marcado por algumas falhas graves e decisões tomadas que acabaram não agradando aos torcedores. O do Sport certamente se lembra de um erro cometido contra a equipe.
O erro em questão aconteceu em abril do ano passado, quando o Sport disputava a terceira fase da Copa do Brasil. Na partida de volta contra o Coritiba, as duas equipes empatavam por 3×3 no Couto Pereira, quando aos 47 do segundo tempo, os jogadores do Leão da Ilha reclamaram de um pênalti em um lance bastante controverso. No entanto, Vuaden acabou dando falta de ataque na jogada.
Para a sorte do Sport, a equipe conseguiu vencer a partida de volta por 2×0, se classificando para a fase seguinte na competição. Só que o Rubro-Negro Pernambucano foi eliminado com requintes de crueldade nas oitavas de final da competição. A equipe perdeu o primeiro jogo em casa para o São Paulo por 2×0 e reverteu a vantagem no Morumbi, vencendo por 3×1. Mas o Sport acabou sendo derrotado nos pênaltis.