FIFA compra briga com rival do Sport e caso vai parar nos tribunais

Uma disputa está tomando conta dos noticiários do futebol nos últimos dias envolvendo a FIFA, entidade máxima do esporte, e duas grandes marcas conhecidas mundialmente. Acontece que a FIFA está enfrentando uma disputa com Coca-Cola e Adidas por conta do contrato de patrocínio referente à criação de novos torneios, como o Super Mundial de Clubes, que deve acontecer na metade do próximo ano.

As duas empresas tem um contrato até 2030, envolvendo o pagamento de cerca de US$ 70 milhões de quatro em quatro anos. Tanto Adidas, que chegou a patrocinar o Sport na última década, quanto a Coca-Cola, consideram este o melhor acordo entre os patrocínios da FIFA, já que garantiria a presença das duas marcas nas competições tanto masculinas quanto femininas, incluindo o Super Mundial.

No entanto, informações do jornal inglês ‘The Guardian’ afirmam que a entidade estaria em busca de novos contratos para a competição, que contará com a presença de 32 clubes do mundo todo. A ideia da FIFA é conseguir cobrir os altos custos da competição com os novos contratos. Coca-Cola e Adidas, no entanto, não concordam com esse plano da entidade.

Parceria da FIFA com as duas marcas é antiga

A entidade máxima de futebol mundial nutre uma parceria antiga com a Adidas, já que o acordo vigora desde 1970. O contrato entre a marca alemã e a FIFA foi renovado em 2013. Já a Coca-Cola iniciou sua parceria com a entidade em 1978. Os dois acordos rendem quantidades absurdas de dinheiro.

A FIFA segue tentando vender cotas de patrocínio para o Super Mundial de Clubes, mas vem encontrando dificuldades. Até o momento, já foram procuradas empresas como a Apple, o Bank of America e até mesmo o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, mas nenhum acordo foi firmado.