FIFA deu aval para time paulista comemorar 2 títulos mundiais

A FIFA falou e o torcedor já pode comemorar! A Federação Internacional de Futebol declarou que as conquistas do São Paulo da Taça Intercontinental de 1992 e 1993 são válidos como Mundial de Clubes. Estes sempre geraram muita polêmica, pois tinham outra nomenclatura e contavam apenas com os campeões da América e da Europa.

Entretanto, a FIFA tratou de encerrar a polêmica afirmando que todos os clubes que conquistaram a Copa Intercontinental são campeões mundiais. Isso faz do São Paulo uma equipe tricampeã do Mundial de Clubes, já que o Tricolor conquistou a competição em 2005 – sob a nova nomenclatura – ao vencer o Liverpool na final por 1 a 0, com gol do volante Mineiro.

Nas outras duas ocasiões, o São Paulo venceu o Barcelona em 1992 e o Milan no ano seguinte. Comandado por Telê Santana, aquela equipe contava com diversos grandes nomes da história do futebol brasileiro, como o meia Raí, os atacantes Müller e Palhinha, e o lateral Cafu, que viria a ser pentacampeão da Copa do Mundo com o Brasil em 2002.

Novo Super Mundial de Clubes da FIFA

A Federação lançou, este ano, uma nova versão da competição, intitulada “Super Mundial de Clubes”. O torneio, diferente dos outros, contará com a presença de 32 clubes de todo o mundo, que conseguiram suas vagas mediante títulos de competições como Libertadores e Liga dos Campeões, além da posição no ranking mundial.

O Brasil terá quatro representantes, que são os quatro campeões das últimas edições da Copa Libertadores: Palmeiras (2021), Flamengo (2022), Fluminense (2023), e o vencedor da atual edição, que será disputada entre Atlético-MG e Botafogo. A CONMEBOL tem mais dois representantes no torneio, que são os argentinos River Plate e Boca Juniors, classificados por sua posição no ranking.