FIFA muda cenário e reconhece só 4 brasileiros no Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes sempre é uma competição que rende polêmicas por conta das questões envolvendo os campeões da competição. A maior delas, como não poderia deixar de ser, trata sobre a conquista do Mundial por parte do Palmeiras. Entretanto, a entidade resolveu dar mais pano pra manga tratando de mais um assunto que vai render.

Acontece que a entidade fez uma homenagem recente às campanhas históricas no torneio e destacou o domínio europeu na competição desde que ela foi criada, no início do atual século. A entidade destacou que apenas três clubes brasileiros conseguiram quebrar tal domínio: o Corinthians (duas vezes, em 2000 e 2012), o São Paulo (2005) e o Internacional (2006).

O maior destaque ficou por conta da vitória do Corinthians sobre o Chelsea em 2012. A entidade valorizou a conquista, destacando que tratou-se de uma vitória diante um elenco totalmente estrelado.

“Diziam que Frank Lampard, Juan Mata, Eden Hazard, Fernando Torres e seus companheiros não teriam problemas para dar o sexto título mundial consecutivo a um clube europeu. Em vez disso, toparam com as magníficas atuações de Paulo André, Chicão, Paulinho, Danilo e, principalmente, do goleiro Cássio. Foi a última vez que o título ficou fora das mãos de um clube do Velho Continente”, escreveu a FIFA.

Super Mundial de Clubes da FIFA de 2025 terá quatro clubes brasileiros

A FIFA está preparando um Super Mundial de Clubes para o próximo ano, que contará com a presença de 32 clubes de todo o mundo. A competição terá oito grupos com quatro times cada, e vai ser disputada entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.

O Brasil já tem três representantes confirmados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que foram campeões da Libertadores em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Uma quarta equipe brasileira está confirmada na competição, já que Atlético-MG e Botafogo vão decidir o título da competição continental este ano e carimbar a última vaga restante para a competição.