Pepa, novo treinador do Sport, encerrou a carreira de jogador profissional com apenas 26 anos e foi comparado com algumas lendas do futebol como Eusébio e Pelé. O ex-atacante vestiu a camisa de clubes como Benfica, Paços de Ferreira e Lierse, da Bélgica.
No início de carreira no clube de Lisboa, Pepa era considerado uma das principais revelações do clube depois do período de Eusébio, o maior jogador da história dos Encarnados. Contudo, o novo treinador do Leão não conseguiu se firmar na equipe profissional, rodou por algumas equipes e pendurou as chuteiras com 26 anos.
Conheça a trajetória de Pepa, novo técnico do Sport, na época de jogador
O Sport acertou a contratação do treinador português Pepa, com passagens por Cruzeiro e clubes do Oriente Médio. O gajo assinou vínculo até o final da temporada, com cláusula de renovação automática em caso de confirmação de acesso.
Ainda na carreira de jogador, o português era considerado uma das grandes promessas do Benfica e foi comparado com Eusébio e Pelé. Contudo, vestindo a camisa dos Encarnados, Pepa não teve tanto destaque e passou a rodar por equipes como Varzim, Paços de Ferreira, Olhanense e Lierse, da Bélgica.
“Eu era o melhor marcador da base e começaram a surgir comparações. Cheguei a ler num jornal que um gol daqueles só estava ao alcance de jogadores como o Eusébio ou o Pelé. Se eu não tivesse feito aquele gol”, disse Pepa lembrando gol marcado pela estreia no Benfica.
Em sua passagem pelo clube belga, o novo treinador do Sport passou a sofrer com lesões. Em toda a carreira, Pepa passou por algumas cirurgias no joelho e teve que pendurar as chuteiras muito jovem, com apenas 26 anos de idade.
Como técnico, o português realizou bons trabalhos em seu país de origem, em equipes como Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, além do destaque no futebol do Oriente Médio. Pepa comandou o Al-Tai, da Arábia Saudita, em 2023, e o Al-Ahli, do Catar, em seu último trabalho.