Diversos são os jogadores que fizeram – e fazem – acontecer a história do Sport em seus 119 anos de existência. E um dos jogadores que mais honrou a camisa do Leão da Ilha foi o atacante Neto Baiano. Dono de uma grande passagem pela equipe entre 2013 e 2015, o jogador é um dos líderes de um manifesto que pede que a nova Ilha do Retiro seja inaugurada com a presença de grandes craques da história da equipe.
O estádio do Sport, vale ressaltar, passa por reformas desde o final do ano passado, e há uma grande expectativa para que a casa do Leão possa voltar a receber jogos já em setembro deste ano. Mas, antes de jogar pela Série B, Neto Baiano propôs um jogo de inauguração da “Nova Ilha do Retiro” com a presença de grandes ídolos, como o goleiro Magrão e o zagueiro Durval,
“Faltou sim uma despedida para Durval e Magrão, mas vai ter, já estou conversando com a diretoria. No retorno da Ilha do Retiro, estou soltando aqui, vai ter jogo com os ídolos do Sport. Durval, Magrão, Diego Souza, eu (Neto Baiano), André, vamos chamar todo mundo. E eu estou sendo um dos cabeças dessa organização, estamos conversando. Aí vamos chamar Dário, se Leonardo estivesse vivo também merecia estar presente”, afirmou Neto Baiano em entrevista para o ‘De Carona’, de Joaquim Campos.
Craques do Sport não tiveram jogo oficial de despedida
Apesar de dedicar tanto tempo ao Sport nas suas carreiras no mundo do futebol, nem Magrão, muito menos Durval, tiveram um jogo de despedida na equipe. Até mesmo o próprio Neto Baiano esperava ser homenageado por tal honra, mas a diretoria não optou por fazer uma homenagem ao atacante, que defendeu a equipe em 42 partidas, anotando 11 gols e uma assistência.
Depois de passar por uma série de clubes, como Vitória (Bahia), CRB (Alagoas) e até mesmo uma breve passagem pelo Palmeiras, o atacante se aposentou em 2022 vestindo as cores da Juazeirense. Seu principal título foi conquistado com a camisa do Sport: a Copa do Nordeste de 2014.