Jogo oficial valendo título deve ser disputado no CT do Sport
Nesta semana, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) promoveu uma reunião para apresentar a Copa Atlântico, competição composta por equipes das categorias Sub-19 de futebol brasileiro. A reunião teve como mandantes Evandro de Carvalho, presidente da FPF, e Laércio Guerra, presidente do Retrô, que é o clube fundador do torneio.
Apesar de a competição ser idealizada pelo Retrô, o torneio também contará com jogos realizados nos Centros de Treinamento do Náutico e do Sport. Laércio afirmou que a medida está sendo estudada já para a edição de 2025. Inclusive, ele deu uma entrevista falando mais detalhes a respeito da competição.
“A Copa Atlântico, hoje, eu não tenho dúvida nenhuma que é a segunda maior campeonato de base do futebol brasileiro, e com muito orgulho aqui em Pernambuco. Começamos com 12, depois 16, e agora nós temos 24 clubes. Destes acho que são 10 clubes da primeira divisão, seis ou sete da segunda, e aí mais alguns outros clubes que são formadores. […] Lá no Sul e Sudeste eles já colocam a Copa Atlântico como preparativo para a Copa São Paulo”, afirmou Laércio.
Mais detalhes de competição que contará com Sport e outros clubes brasileiros
O presidente da FPF afirmou que a ideia é fazer com que a Copa Atlântico alcance o nível da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição das categorias de base do futebol brasileiro. Pra isso, a ideia do projeto é que a Copa consiga uma ampliação no número de clubes participantes.
A edição deste ano está agendada para acontecer entre os dias 1 e 9 de novembro. Ao todo, serão 24 equipes participantes, sendo 12 clubes nordestinos. Dentre os clubes participantes, estão confirmadas as presenças de Sport, Náutico, Santa Cruz, Vitória, Fortaleza, ABC, Corinthians, Santos, Coritiba e RB Bragantino.